Passeio Expedicionário “Vamos aos Cântaros”

02 de Agosto a 2 de Agosto, 2025
Serra da Estrela
A iniciativa convida a descobrir alguns dos locais cartografados na histórica Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881...

Saiba mais

2 de agosto | Serra da Estrela

O Município de Seia promove, no próximo dia 2 de agosto, mais um Passeio Expedicionário à Serra da Estrela, com o tema “Vamos aos Cântaros”.
A iniciativa convida a descobrir alguns dos locais cartografados na histórica Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881, promovida pela Sociedade de Geografia de Lisboa.

Percurso pedonal interpretado

O passeio terá início na Torre e percorrerá 8 quilómetros no planalto superior da Serra da Estrela. A caminhada será acompanhada por técnicos do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, autora do livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”.

Ao longo do percurso, os participantes passarão por locais emblemáticos como:

  • Covão das Quelhas

  • Covão de Alva

  • Covão da Estrela

  • Covão da Azenha

  • Covão do Boi

  • Cântaros

Durante o trajeto, serão partilhados episódios e curiosidades sobre a expedição de 1881, um marco no conhecimento científico da Serra da Estrela, que permitiu revelar as suas dimensões geográficas, climáticas, antropológicas, etnográficas e médicas.

📖 Uma viagem no tempo

A Expedição Científica de 1881 foi um dos maiores empreendimentos científicos do século XIX em Portugal, reunindo académicos e investigadores da Sociedade de Geografia de Lisboa. Durante 15 dias, exploraram extensivamente a Serra, produzindo um estudo pioneiro e multidisciplinar que permanece, até hoje, uma referência.


ℹ️ Informação útil

  • Data: 2 de agosto
    Distância: 8 km
    Ponto de partida: Torre
    Interpretação: CISE e Helena Gonçalves Pinto
    Informações: A participação nesta atividade tem o custo de €10, sendo a inscrição obrigatória. A atividade está limitada a 20 participantes.

👉 Inscrições AQUI