Com a chegada do frio à Serra da Estrela, o passeio expedicionário desce ao sopé da montanha e desvenda, no dia 18 de outubro, património, lendas e mitos em áreas cartografados na Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881.
A iniciativa será conduzida pelos técnicos do Centro de Interpretação da Serra da Estrela – CISE e pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer alguns dos locais emblemáticos desta área, como o Cabeço do Castro, a Ribeira da Caniça, o Buraco da Moura, o Souto da Lapa dos Dinheiros e a Ponte de Jugais. O ponto de partida será junto à Capela da Senhora do Desterro.
Este passeio evoca a Expedição Científica à Serra da Estrela de 1881, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, que marcou a história do conhecimento sobre a montanha, resultando num dos mais completos estudos científico-laboratoriais, cartográficos e bibliográficos da época.
A memória deste momento histórico encontra-se retratada no livro “Uma Viagem ao Cume do Conhecimento – A Expedição Científica à Serra da Estrela em 1881”, da autoria de Helena Gonçalves Pinto, editado em 2022 pelo Município de Seia.
A atividade está limitada a 20 participantes e tem o custo de 10€.
Mais informações e inscrições AQUI.