Roteiro da Cidade: Museus/Centros Interpretativos

Seia
Roteiro focado na exploração dos museus que enriquecem o concelho de Seia.

Saiba mais

Este roteiro inicia no centro da cidade, no mais antigo destes espaços é o Museu do Brinquedo, instalado num magnifico solar de dois pisos, estilo Barroco, do séc. XVIII. É igualmente neste espaço que, num desafio à nossa imaginação, podemos admirar alguns brinquedos tradicionais, exemplos da nossa identidade cultural.

O Museu Etnográfico do Rancho Folclórico de Seia, situado na Rua da Caínha, possui um acervo notável de peças ligadas a atividades tradicionais agrícolas e oficinais. Aqui, estão representados vários ciclos e catividades fundamentais para a região, do azeite à tecelagem, dos cerais ao vinho. As artes de trabalhar a madeira, o metal e de talhar o calçado são testemunhos vivos de tecnologias e de vivências do passado que nos ajudam a compreender o quadro social regional.

Na Praça da República, mediante marcação prévia, é possível visitar o acervo da Misericórdia. É um património riquíssimo que nos mostra a dimensão da Instituição e os séculos de atividade em prol da comunidade local.

Um pouco afastado do centro da cidade, mas beneficiando de um enquadramento paisagístico muito aprazível, temos o Museu do Pão. Iniciativa ligada aos cereais e à panificação, nas suas várias dimensões, é complementada por um restaurante e loja de produtos tradicionais.

De âmbito completamente diferente, mas a justificar uma visita, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela possui uma exposição permanente interativa sobre temas ambientais numa escala global, regional e local, com informação interessante para quem parte à descoberta da serra da Estrela.

Um pouco afastado da cidade (6 Km, direção São Romão), nas margens do rio Alva, está instalado o Museu Natural da Eletricidade. Trata-se da Central da Senhora do Desterro, uma das mais antigas centrais hidroelétricas de Portugal (1909) que, com ampliações sucessivas, esta central manteve-se em atividade até meados dos anos noventa.