Neste âmbito, o principal enfoque das Rotas da Eletricidade centra-se na “indústria viva”, ou seja, na visita a empresas em laboração, cabendo ao Museu Natural da Eletricidade a organização de visitas em grupo a diferente setores produtivos que caraterizam, e salvaguardam, a estrutura centenária da indústria de Seia e da região da Serra da Estrela.
As empresas parceiras, centradas na indústria dos lanifícios, dos têxteis, dos laticínios e dos curtumes, proporcionam ao visitante o contacto com o saber possibilitando, também, a degustação e a venda de produtos.
Mesclamalva – São Romão
A Mesclamalva é uma empresa que dá continuidade a uma atividade familiar que começou em meados do século XIX, a Camelo e Filhos Lda. A lã chega à fábrica em rama e sai transformada em 220 cores diferentes de fio de arraiolos, em 30 padrões de burel e 20 matrizes de tecido técnico para estofos. Utiliza apenas matéria-prima nacional proveniente da Serra da Estrela, Beira Baixa e Alentejo.
Malhas Pinto Lucas- Loriga
A Malhas Pinto Lucas é guardiã do património industrial da vila de Loriga. Uma indústria familiar, conta com 40 colaboradores, que mantêm a tradição serrana nos têxteis com elevada qualidade. A sua ligação a associações setoriais e a centros tecnológicos de investigação permite manter uma estrutura moderna, inovadora e competitiva no seu ramo. Apresenta anualmente coleções próprias e conta na sua carteira de clientes com marcas de gama alta que operam no mercado global.
Lacticínios Correia & Barreiras- Santa Eulália
A visita à Empresa Correia & Barreiras dá a conhecer um setor industrial que faz de Seia uma região de excelência na produção de queijo de ovelha. O saber ancestral da D. Isabel, aliado à excelência do leite de ovelha cuidadosamente selecionado, resulta no queijo de elevada qualidade presente no mercado mundial de lacticínios. No final da visita pode haver degustação das várias qualidades de queijo produzidas nesta fábrica.
Curtumes Fabrício S.A.- Vila Verde
Guardiã de uma tradição familiar de samarreiros, que remonta ao início do século XX, soube evoluir tecnologicamente sendo hoje uma empresa industrial de referência mundial produzindo peles de elevada qualidade com design moderno. Tem como preocupação ser ambientalmente responsável procurando utilizar energias renováveis e tratando os resíduos e “materiais pesados” em ETAR para proteção do meio ambiente.