Praia Fluvial de Loriga

Um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade.

Saiba mais

Praia Fluvial de Loriga

 

Localizada num contexto ambiental de excelência, atribuído pelo Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.

 

Situada a cerca de 800 metros de altitude, no curso da Ribeira de Loriga, que nasce no planalto superior da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas. A sua qualidade tem sido atestada pela atribuição do galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esta praia foi também umas das finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, na categoria de Praias Fluviais. Por tudo isto e pela fama alcançada é muito procurada e apreciada por banhistas amantes da natureza primordial.

 

O relevo acidentado e o valor ambiental da paisagem envolvente determinam uma elevada aptidão para a prática de atividades de aventura, desportos de natureza ou pedestrianismo.Também os mais pequenos se podem divertir ao terem ao seu dispor um parque infantil que satisfaz as suas delícias.

 

São ofertas que garantem uma tarde ou manhã bem passada, dispondo a praia fluvial de Loriga ainda de um bar e um parque de merendas à sombra das árvores.

 

Como a própria Praia, também os socalcos e a sua complexa rede de irrigação, uma obra construída ao longo de centenas de anos e que transformou um vale rochoso num vale fértil, são um verdadeiro ex-libris, uma obra que ainda hoje marca a paisagem, fazendo parte do património histórico da vila de Loriga.

 

Como chegar?

A partir de Seia, seguir para sudoeste, para São Romão (EN231), em direção a Loriga.Passados cerca de 17 km, já em Loriga, continuar, cerca de 1 km, pela EN231 em direção a Alvoco da Serra.

 

Coordenadas

Lat. 40° 19′ 38.11″ N (40.327253)

Long. 7° 40′ 42.48″ W (-7.678467)

 Morada 

EN 231

6270-080 Loriga

 

Infraestruturas

Balneários, wc, bar, parque de merendas, parque infantil e posto de turismo nas mediações.