Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros

Enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos.

Saiba mais

A praia fluvial da Lapa dos Dinheiros está em plena comunhão com a natureza.

Localizada a cerca de 1,5 Km da freguesia da Lapa dos Dinheiros, na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos.

Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância e um bar ao dispor do visitante.

O relevo acidentado do vale faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas. Também o souto da Lapa, para além do conjunto valioso de castanheiros centenários, alberga uma biodiversidade elevada.

Partindo da ponte, um caminho pedonal dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro sobre as quedas de água da Caniça. O buraco da Moura constitui um sistema cavernícola natural originado pelo deslizamento e acumulação de grandes blocos graníticos, que formaram um complexo sistema de salas e galerias.

 

Como chegar?

Uma vez em Seia, seguir a EN231 até S. Romão. A partir desta vila, subir a localidade cerca de 5 Km’s, direção Loriga/Lapa, até encontrar a placa identificativa de Lapa dos Dinheiros, à esquerda. Já dentro da localidade, basta seguir a sinalização da praia.

 

Coordenadas: 40º 23′ 07.0″ N / 7º 41′ 50.1″ W

 

Infraestruturas e equipamentos

Balneários, wc, posto de primeiros socorros e bar.

Cadeira anfíbia.

 

Praia vigiada, das 10h30 às 18h30