Igreja Matriz Santiago

O teto da nave é curvo, em arco abatido e o da capela-mor é pintado com elementos vegetalistas.

Saiba mais

Planta retangular com sacristia e torre sineira adossadas à fachada lateral esquerda. A cobertura do telhado é de duas águas desiguais. A fachada principal termina em empena triangular e é rematada por uma cruz no vértice. Sobre o portal de lintel reto, ladeado por duas pilastras, abre-se uma janela em arco emoldurada e decorada por volutas. A torre sineira rematada por um coruchéu, apresenta cunhais apilastrados, rematados por pináculos e ventanas em arco de volta perfeita.

O interior, possui cinco retábulos em talha dourada e pintado. De salientar, o expressivo retábulo do altar das almas na fachada lateral direita (semelhante ao da igreja de Nossa Senhora do Rosário em Valezim). No lado oposto, no altar do Sagrado Coração de Jesus, uma pintura muito antiga, sobre madeira, representa a “Última Ceia”.

Os altares colaterais apresentam uma decoração bastante interessante, apresentando, tanto na base como no topo dos retábulos, pequenas figuras em relevo que colocam em destaque personagens da Bíblia e cenas da vida Franciscana. As bases dos altares são revestidas por azulejos moçárabes de padrão geométrico, datados de séc. XVI. O altar-mor apresenta um retábulo em talha dourada com colunas decoradas por parras, folhagens e aves.