Festa da Transumância e dos Pastores

09 de Julho a 9 de Julho, 2022
Um convite para descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, acompanhando os pastores na viagem à serra da Estrela.

Saiba mais

Uma experiência autêntica e genuína. Um convite para descobrir uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a transumância, acompanhando os pastores na viagem à serra da Estrela, prática que se continua a realizar todos os anos em Seia.

A viagem começa no centro da cidade e acompanha os pastores nos seculares caminhos da transumância até a aldeia dos pastores, o Sabugueiro.

Pelo caminho estão preparadas degustações gastronómicas, como a típica merenda do Alforge, um almoço com os pastores e um programa de animação.

A antecipar a subida, realizou-se, na aldeia da Folgosa da Madalena, a romaria das ovelhas à Festa de S. João, que em 2022 teve lugar no dia 19 de junho. Aqui, a partir das 18h30, os pastores acompanhados dos rebanhos, vindos das várias aldeias, cumprem a tradição, desfilando, à vez, em volta da capela de São João Batista.

Os pastores vêm à romaria pedir ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado, para depois os rebanhos subirem à serra. Para o efeito, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas”.

 

Programa

BÊNÇÃO DOS REBANHOS

19 DE JUNHO, 18h30

Festa de São João – FOLGOSA DA MADALENA

 

“Mentira a quanto obrigas”, Teatro Montemuro

8 DE JULHO, 21h30

Praça do Município

 

SUBIDA DOS REBANHOS À SERRA

9 DE JULHO, SEIA

07h30 Praça do Município

10h00 A merenda do Alforge na aldeia da Póvoa Velha

13h00 Almoço com os Pastores na ermida da Senhora do Espinheiro

Pausa para sesta e convívio

16h30 Continuação da Subida dos rebanhos

18h00 Chegada dos rebanhos ao Sabugueiro

 

 

Devido à Situação de Alerta decretada para todo o território do Continente, pelo elevado risco de incêndio, a subida dos rebanhos à serra – Festa da Transumância e dos Pastores este ano far-se-á sem o acompanhamento de turistas.

Os participantes não poderão efetuar o trajeto a pé com os pastores e os rebanhos, tendo em consideração que, de acordo com o DL 82/2021, há proibição de circulação e permanência no interior dos espaços florestais, caminhos florestais, rurais e outras vias que o atravessem.

No entanto, a atividade pastoril não sofre nenhum condicionalismo e os animais e os pastores farão o normal caminho da transumância, que se inicia às 7h30 no largo da Câmara Municipal de Seia.

 

Porque o dia é de festa para os pastores, e com o intuito de não defraudar as expetativas dos participantes, ainda que não seja possível acompanhar a subida até ao Sabugueiro, o Município entendeu manter os momentos de convívio com os pastores e as suas famílias.

Neste sentido, os inscritos no evento poderão participar na Merenda do Alforge, programada para o meio da manhã na Aldeia de Montanha da Póvoa Velha, e no Almoço com os Pastores, na ermida da Sra. do Espinheiro.

A autarquia senense irá disponibilizar, aos inscritos, transporte em autocarro para os locais, mantendo viva a tradição.

Finalizados estes momentos, no fresco da tarde, pastores e rebanhos continuarão a jornada em direção aos pastos de altitude, onde permanecerão até ao final de agosto.