Solar da família Castelo Branco

Por cima do portal, no telhado, apresenta-se um frontão triangular rematado por pináculos onde se encontra o brasão dos Castelo Branco.

Saiba mais

Planta retangular com cobertura do telhado a quatro águas. A fachada principal, de um só registo, apresenta três panos divididos por pilastras rematadas por pináculos. O portal em arco abatido, decorado por um motivo em forma de concha e precedido por dois degraus circulares é rematado por um frontão também em arco abatido. Por cima do portal, no telhado, apresenta-se um frontão triangular rematado por pináculos onde se encontra o brasão dos Castelo Branco, já um pouco deteriorado.

Apresentam-se ainda, a ladear o portal, dois óculos em forma de trevo. Todas as janelas da fachada principal têm lintel em forma de arco abatido e são emolduradas a granito. A parte direita do solar é habitada e ainda pertence à família dos titulares. Na outra parte, comprada pela Junta de Freguesia, funcionou um jardim de infantil e uma telescola, equivalente ao ciclo preparatório. Atualmente é a sede do Clube Recreativo e Educativo Valesinense