Casa da família Ferreira da Fonseca / Solar

Edifício de grandes proporções com quatro corpos distintos de dois registos, aparentemente de construções diferentes.

Saiba mais

O corpo mais à esquerda e um pouco mais recuado não apresenta qualquer decoração. Os dois corpos do meio apresentam uma decoração e ornamentação mais rica. Os registos são divididos por uma cornija e os cunhais são almofadados.

No primeiro apresenta-se uma varanda de sacada guardada por uma balaustrada e sustentada por cinco colunas a formar arcadas. No interior da varanda com teto de madeira, apresentam-se duas portas em arco de volta perfeita e as paredes são decoradas por azulejos. Por cima, no telhado apresentam-se duas janelas de mansarda. No corpo central da casa, no primeiro registo, todas as janelas e portal principal são emoldurados a granito com lintel em arco abatido. No segundo registo, a encimar o portal apresentam-se três janelas de sacada com um balcão guardado por uma guarda de ferro forjado.

Estas janelas são rematadas por um frontão ondulado decorado por elementos fitomórficos, enquanto que as restantes, apresentam frontões triangulares com frisos e cornijas salientes. No topo da fachada surge um frontão triangular semelhante ao das janelas que exibe ao centro, o brasão da família. Apresentam-se ainda duas janelas de mansarda e uma varanda com balaustrada e motivos geométricos. O corpo da casa mais à direita e mais baixo em relação ao restante apresenta no primeiro registo um portão de garagem e no segundo registo, duas janelas que dão para uma espécie de solário ou jardim interior.