Casa da Cerca de Santa Rita e capela anexa

Casa composta por dois volumes destacados, a casa propriamente dita, de planta retangular regular, de um e dois pisos, adaptando-se ao declive do terreno.

Saiba mais

Os volumes têm tendência horizontalizante, com coberturas diferenciada, a quatro águas na casa e a duas na capela. Fachada principal orientada, formada pelo muro em alvenaria de granito, protegido por telhado, circunscrito por cunhais apilastrados e remate em friso e cornija, formando pequeno ressalto sobre a porta de acesso ao pátio, que se rasga no lado esquerdo, de verga recta com moldura recortada e pedra de fecho decorada por enrolamentos.

Sobre o portal, óculo quadrilobado, decorado por flores-de-lis nos ângulos, encimado por cornija curva e flanqueado por enrolamentos com os extremos marcados por elementos vegetalistas, formando o conjunto um falso frontão; sobre o muro, a encimar o portal da capela, tabela com nicho concheado, flanqueado por pequenas pilastras almofadadas e aletas volutadas, tendo, sobre friso e cornija, frontão interrompido em volutas por plinto galbado a sustentar cruz latina com as extremidades das hastes trilobadas.

 

Classificado como Imóvel de Interesse Público