No âmbito do projeto Life-Relict – Preservar as Relíquias da Laurissilva Continental, a Universidade de Évora, os Municípios de Seia e Monchique, a ADRUSE e o Centro de Investigación Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX) ambicionam conservar os azereirais e os adelfeirais, habitats dominados pelo azereiro e pela adelfeira, respetivamente. Estas espécies relíquias são testemunho da vegetação, conhecida por Laurissilva, que ocorria no Sul da Europa há vários milhões de anos atrás.
Com o culminar do projeto, o Município de Seia está a organizar o seminário final, com o tema, Laurissilva: relíquias a preservar, que se realizará no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia, nos dias 9 e 10 de setembro.
O evento decorrerá em duas partes: uma conferência, no dia 9, que se realizará no CISE, e um percurso pedestre entre Cabeça e Casal do Rei, no dia 10, que permitirá descobrir os azereirais da ribeira de Loriga. A inscrição é obrigatória para os dois dias.
9 de setembro – “Laurissilva: relíquias a preservar” – Conferência, no CISE.
No âmbito do seminário “Laurissilva: relíquias a preservar”, realizar-se-á uma conferência no dia 9 de setembro, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).
Neste dia, pretende-se, não só, dar a conhecer as ações de conservação e sensibilização que se realizaram ao longo do Life-Relict, mas também alguns projetos e práticas de restauro e renaturalização de habitats que estão a decorrer em vários pontos do país.
Informações e inscrições:
Conheça o programa da conferência aqui
A inscrição é gratuita (exceto o almoço) mas obrigatória em: https://cutt.ly/tZkGMWH
O pagamento do almoço é feito por referência multibanco (será enviada posteriormente por e-mail).
A participação está limitada à capacidade do auditório (180 pessoas)
A inscrição deverá ser feita até 4 de setembro de 2022.
10 de setembro – “À descoberta dos azereirais da ribeira de Loriga”
No âmbito do seminário “Laurissilva: relíquias a preservar”, convidamo-lo a percorrer a Rota da Ribeira de Loriga (PR2-SEI), entre Cabeça e Casal do Rei, no dia 10 de setembro.
Ao longo do percurso pedestre, ficará a conhecer a vegetação relíquia que, ainda hoje, se refugia no vale da ribeira de Loriga.
Ponto de encontro e hora de partida: CISE – Seia, às 9h00
Hora prevista de chegada: 16h00
Extensão do percurso: 4,0 km
Grau de dificuldade: Algo Difícil
Desnível acumulado: +220 m
Informações e inscrição:
A inscrição é gratuita, mas obrigatória em: https://cutt.ly/NZk28lL
O almoço é volante, oferecido pela organização, que o entregará a cada participante no início do percurso.
A atividade está limitada a 20 inscrições (validadas por ordem de inscrição).
Nota – Esta atividade poderá sofrer alterações ou ser suspensa devido às condições meteorológicas e/ou consequente perigo de incêndio rural e respetivas medidas de restrição previstas no DL 82/2021.
Para mais informações contacte o CISE através do email cise@cise.pt ou do número de telefone 238 320 300.
Venha conhecer e ajudar a preservar este património!