A escrevedeira-das-neves (Plectrophenax nivalis) é uma fascinante ave granívora, originária das regiões árticas, incluindo o norte da Europa, que durante o inverno encontra refúgio nas regiões setentrionais e centrais do continente europeu. Embora Portugal se situe fora da sua área de invernada habitual, a observação desta espécie em solo português tem sido cada vez mais frequente nos últimos anos.
As observações da escrevedeira-das-neves em Portugal têm-se concentrado na faixa costeira. No entanto, é na serra da Estrela que se registam avistamentos mais regulares, particularmente na área da Torre.
O período ideal para observar a escrevedeira-das-neves na serra da Estrela estende-se de finais de setembro a meados de abril, com maior incidência nos meses mais frios.
A serra da Estrela destaca-se como um dos melhores destinos em Portugal para a observação desta espécie e de outras aves invernantes ou de montanha raras noutras regiões do país. Em altitudes mais elevadas, onde o clima é mais rigoroso, encontra-se uma avifauna de enorme importância, incluindo a ferreirinha-alpina, o melro-de-colar, o dom-fafe, o melro-das-rochas, a sombria, o chasco-cinzento, gralha-de-bico vermelho, entre outras espécies.
Aventure-se na prática de birdwatching e explore a riqueza da fauna na mais alta montanha de Portugal Continental. Para uma experiência aprofundada e mais informação, visite o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.