Roteiro Planalto Superior Automóvel: Seia – Lagoa Comprida

Seia
Circuito de duas secções, que percorre as paisagens e habitats mais característicos da Serra da Estrela, em particular os que se situam a maior altitude.

Saiba mais

De Seia, o itinerário segue pela EN339 em direção à aldeia do Sabugueiro, atravessando a Aldeia da Serra. Neste trajeto pode observar uma mudança de vegetação de pinhais e soutos de árvores centenárias para matos e giestas. Aos 1000m de altitude destaca-se a capela da Senhora do Espinheiro.

Retomando a EN339, ao 9,4km, localiza-se um miradouro que oferece vistas panorâmicas sobre o vale encaixado Rio Alva, a aldeia do Sabugueiro e o covão do Urso. Esta aldeia, localizada a uma altitude de 1050m, tem um passado rural, ainda possível de ser testemunhado a partir dos socalcos ao redor da povoação e as pitorescas casas tradicionais em granito.

A partir do Sabugueiro, o itinerário automóvel prossegue em direção ao Concharil, onde pode acompanhar as condutas forçadas que servem de centrais hidroelétricas do Sabugueiro I e II.

Imediatamente após o Cocharil, no extremo norte do vale da Nave Travessa, observa-se uma moreia lateral, que interseta a estrada ao quilómetro 15,8 e limita a área que durante o último máximo glaciar se encontrava sob uma espessa calote de gelo. Seguindo em direção a sul, a curta distância do covão do Curral, encontra-se a albufeira da Lagoa Comprida, a cerca de 1600 m de altitude.

A barragem foi construída, aproveitando a existência de uma lagoa natural, e constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela, sendo uma das primeiras obras de engenharia desta natureza em Portugal. Neste local, propõe-se a realização do percurso pedestre de pequena rota, que tem início junto a um centro de vendas e segue ao longo da vertente norte da albufeira.